IMG-20160127-WA0011

Silas Sanches (Foto Arquivo Pessoal Silas Sanches)

IMG-20160125-WA0024

Thiago Bertelli Sanches (Foto Arquivo Pessoal Família)

Mais um jovem atleta de Paranavaí vem se destacando no atletismo no Brasil e no mundo. Isso poderia soar como uma noticia normal, mas não pelo fato de Thiago Bertelli Sanches ser filho de uma das pessoas mais respeitadas no futebol de nossa cidade e região, o ex-jogador e treinador Silas.

IMG-20160125-WA0025

Thiago ainda jovem (Foto: Arquivo Pessoal Família)

Thiago nasceu no dia 26/09/1999, é filho de Silas Sanches, Rosinei Bertelli, e irmão de Matheus Bertelli Sanches. Ainda jovem até tentou iniciar no futebol por desejo do pai, que inclusive construiu um campo na chácara onde residem para que os filhos pudessem se divertir e aprender. A mãe “coruja”, por ter amizade com muitos professores de diversas modalidades o colocou no Judô, Futsal, Futebol, Capoeira, Karatê, dentre outros, mas sua paixão acabou sendo mesmo pelo Atletismo.

Silas

O pai (Foto: Arquivo Pessoal Família)

O pai jogou no ACP nas décadas de 60, 70 e 80 e se dedica como treinador a mais de 30 anos, com muitas conquistas como Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná representando Paranavaí. Ainda como treinador revelou jogadores importantes que inclusive chegaram a vestir a camisa de grandes clubes e da seleção brasileira, também já dirigiu por várias oportunidades o time profissional do ACP. A mãe sorri ao contar que todos os amigos que o encontram logo fazem a seguinte pergunta, “joga futebol como o pai?” Silas sente muito orgulho do filho, de quem declara ser fã, mas acredita que para alçar vôos mais altos vai chegar um momento que o filho deverá sair de Paranavaí.

Thiago Bertelli - rafael octaviano

Thiago e amigos (Foto: Arquivo Pessoal Família)

Apesar de o futebol estar no sangue da família, Thiago chegou ao atletismo por volta dos 9 anos de idade para participar de um festival em Maringá juntamente com Natiely Gauze, Gustavo Bedetti e Ingrid Cardoso. Um fato curioso é que ele ainda nem tinha idade para competir, só tinha autorização para participar de festivais. No inicio fazia várias provas, por algum tempo competia no salto em distância e salto em altura e posteriormente se dedicou exclusivamente a segunda modalidade onde conseguiu os melhores resultados.

IMG-20160131-WA0009

Salto em Altura sua especialidade (Foto: Arquivo Pessoal Família)

IMG-20160131-WA0006

Campeão Sul-Americano Escolar na Argentina (Foto: Arquivo Pessoal Família)

Mesmo muito jovem, já foi várias vezes campeão e recordista em competições paranaenses na prova de salto em altura, já foi campeão brasileiro mirim, e sul-americano escolar na Argentina. Os pais, sempre que podem acompanham o garoto nessas competições, e confessam que sentem muito orgulho das conquistas

Thiago é muito tímido, excelente aluno (está no segundo ano do ensino médio), torce para o Flamengo assim como o pai, mas confessa que não acompanha muito futebol. Como todos os jovens atletas pensa em disputar um dia os Jogos Olímpicos. Ainda não tem nada definido sobre o futuro, recebe bolsas dos governos, estadual e federal, e já pensa em comprar um terreno com esses recursos. Por ser sossegado não gosta de baladas, até porque no momento esta namorando.

IMG-20160125-WA0030

Thiago e Mimi, a quem considera como um segundo pai (Foto: Arquivo Pessoal Família)

Bertelli - rafael octaviano

Com a mãe “Bertelli” e o irmão “Matheus” (Foto: Arquivo Pessoal Família)

Sobre o atletismo ele diz que é tudo na sua vida, elogia muito os professores Agnaldo e Mimi a quem considera como um pai, e confessa que chegou a desistir de competir, mas foi demovido da ideia pelo treinador, resolvendo voltar. Ainda sobre a modalidade, diz que o ambiente é muito familiar, o que ajuda na hora dos treinamentos, viagens e competições, tanto que seu melhor amigo “Danilo”, também é seu companheiro das pistas.

Thiago faz questão de agradecer primeiramente aos pais, os amigos e principalmente os professores Agnaldo e Mimi.

 

 

Outras Conquistas

IMG-20160131-WA0010

Thiago em ação (Foto: Arquivo Pessoal Família)

2014

– Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Mirim Interclubes (Salto em Altura) – São Paulo.

– 28˚ Jogos da Juventude do Paraná – Curitiba.

– 16˚ Campeonato Paranaense Caixa Atletismo Mirim Interclubes (Pentatlo) – Maringá.

– 16˚ Campeonato Paranaense Caixa Atletismo Mirim Interclubes (Salto em Altura) – Maringá.

IMG-20160131-WA0016

Várias medalhas de ouro na carreira (Foto: Arquivo Pessoal Família)

 

2015

– 60˚ Campeonato Paranaense Caixa de Atletismo Adulto – Maringá.

– Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Menores Interclubes – São Bernardo do Campo.

– 49˚ Campeonato Paranaense Caixa de Atletismo Juvenil – Maringá.

– 43˚ Campeonato Paranaense Caixa de Atletismo de Menores – Maringá.

– Torneio Caixa FAP-3 Adulto, Juvenil, e Menores – Maringá.

 

Obs: Só estão computadas as medalhas de ouro.

 

Boa sorte ao jovem Thiago, parabéns aos professores Aguinaldo e Mimi e em especial a família!!!!