PAGINA EM CONSTRUÇÃO

 

História do Futsal de Paranavaí

            É polêmica a origem do futebol de salão, pois Brasileiros e Uruguaios se dividem como prováveis fundadores desse esporte. O Brasil é considerado o “pai” do futebol de salão, pois foi aqui que o esporte se difundiu e foi aqui que ele se organizou.

            A versão Brasileira diz que esta modalidade começou a ser praticada por volta de 1940 por frequentadores da A.C.M. (Associação Cristã de Moços em São Paulo), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar, então começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei. No início jogava-se com cinco, seis, ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores.

            Temos também a versão que os gaúchos dão como a mais provável, de que o futebol de salão foi inventado em 1931 na A.C.M. (Associação Cristã de Moços de Montevidéu-Uruguai), pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball”. O futebol de salão chegou ao Paraná em meados da década de 50. Alguns afirmam que foi em 1955, trazido pelas mãos do radialista Milton de Camargo Amorim, e logo encampado pelo jornal “Paraná Esportivo” (História do Futebol de Salão do Paraná, 2004).

            Outros, entre os quais o próprio Camargo Amorim, dizem que o futebol de salão teve sua origem nas dependências da Sociedade Operária e Beneficente do Portão, em 1953 (História do Futebol de Salão do Paraná, 2004). Mas, segundo o jornal Paraná Esportivo, o futebol de salão chegou ao Paraná através do Dr. José Muggiati Sobrinho, EzioZanelo e do Professor Hugo Pilato Riva, diretor do departamento de Educação Física e Desportos, o D.E.F.D. (História do Futebol de Salão do Paraná, 2004).

Foto 134

Quadra da UPE

            Devido à dificuldade em encontrar registros, recorreu-se a contatos pessoais com desportistas da época para se chegar próximo a realidade sobre o início deste esporte em Paranavaí. O futebol de salão em Paranavaí teve seu início, de acordo com algumas pessoas envolvidas na época no início da década de 60 na Quadra denominada como U.P.E. – União Paranavaiense dos Estudantes, presidida pelo jornalista Sr. Ivo Ferreira Cardoso e localizada no antigo Colégio Estadual de Paranavaí – C.E.P.

Foto 136

Quadra da UPE

Foto 137

Quadra da UPE

Foto 129

Escola Técnica de Comércio

            O jornalista José de Mattos Filho (in memoriam) recém-chegado de Garça – SP, onde se praticava esta modalidade a algum tempo, trouxe essa ideia ao seu amigo Sr. Delciro Pereira Garrido, professor do referido colégio, formado em Geografia, mas que ministrava aulas de Educação Física por não existir um profissional habilitado nessa disciplina. Organizou o primeiro campeonato de futebol de salão de Paranavaí formando equipes com os alunos do estabelecimento e promovendo o campeonato inter-classes do então Curso Ginasial. Para isto a quadra de terra batida recebeu a demarcação para futsal, uma vez que até então era usada apenas para voleibol ou basquete, além da prática de aulas de Educação Física, de acordo com o jornalista Saul Bogoni.

Foto 133

Escola Técnica de Comércio

            As primeiras movimentações envolveram os estudantes e aconteceram nesta quadra de terra batida que logo em seguida, graças ao então prefeito José Vaz de Carvalho (in memoriam), conseguiu construir um piso cimentado através do vereador e funcionário do estado Sr. Nelson Leal.

Foto 132

Escola Técnica de Comércio

Foto 139

Pinheiros F.C.

            Em meados de 1964, as equipes começaram a se organizar e o futebol de salão passou a ser praticado de forma mais institucionalizada, tanto que uma das primeiras equipes a se organizar foi o C.A.P. – Clube Atlético Pinheiros, que se originou de um grupo de amigos que jogavam pela Escola Técnica de Comércio, equipe esta que teve seu primeiro uniforme ganho do Sr. Edvino Jaskowiak.

foto 200

São Paulo F.C.

            O grande rival do Pinheiros foi o São Paulo Futebol Clube, que teve sua origem na mesma época, contando com atletas da equipe de futebol do Bonsucesso, e teve a participação de Cesar Borin na sua fundação. Outra equipe bastante tradicional na época era a U.B.E. – União Basílio de Esportes, formada pelos Irmãos Basílio.

Foto 06

Reinaldo Consalter em um jogo entre Pinheiros x Palmeiras na Quadra do Humberto de Campos

Um dos grandes batalhadores da época foi Reinaldo Consalter que ajudou não só no inicio mas durante muito tempo seja com atleta, técnico ou apenas colaborador. Reinaldo na época tinha uma camioneta C10 e saía de casa em casa de madrugada pegando atletas do Pinheiros para treinar, lembra Sopinha.

            Outras equipes que apareciam em Paranavaí, como: Jatos Negros, Juventus, Corinthians, D.E.R., Demafra, S.P.D.C., Portuguesa, Colégio Comercial, Internacional, Bonsucesso, Cruzeiro, Paulistinha, Paraná, A.C.P., São Jorge, Diário do Noroeste, Grêmio Paranavaí, Harmonia Country Clube, U.P.E. Cotel, Dal Prá, e algumas equipes do Sumaré.

            Depois disso os bancos América do Sul, Banco Noroeste, Banco do Estado de São Paulo/Banespa, Banco do Estado do Paraná/Banestado, Bradesco e Banco do Brasil/AABB passaram a praticar este esporte na quadra da Cooperativa de Crédito dos Trabalhadores Bancários (em frente à Praça da Xícara, atual Sindicato dos Bancários).

CONTINUAÇÃO!!!

Fonte: Livro: História do Futsal de Paranavaí (2008).

Livro|: História do Futebol de Salão do Paraná (2004).

Fonte: Acervo particular de Reinaldo Consalter