IMG-20160509-WA0011No mês de agosto está previsto o início do Programa de Atividade Física para Adolescentes (PROATIVA), que tem por objetivo aumentar os níveis de atividade física e minimizar os fatores de risco a saúde na população infanto-juvenil de Paranavaí.

A ideia do Programa surgiu após resultados alarmantes na pesquisa de mestrado realizada em 2013 com adolescentes de 10 á 14 anos do município pelo professor Mestre Flávio Ricardo Guilherme. Os resultados apurados naquela ocasião mostraram altas prevalências dos fatores de risco á saúde como: obesidade abdominal, hipertensão arterial, baixo nível de atividade física e Síndrome Metabólica.

Atualmente novas coletas estão sendo realizadas em todas as escolas públicas da cidade. Já foram avaliados mais de 2700 alunos pela equipe do projeto que conta com o apoio de professores e acadêmicos do curso de Educação Física e Enfermagem da Unespar/ Fafipa.

O projeto entrará em nova fase nas próximas semanas, onde os alunos diagnosticados com obesidade abdominal serão alertados do risco e convidados a realizarem os exames bioquímicos para averiguação de potenciais anormalidades de colesterol, HDL, LDL , triglicerídeos e Glicemia.

Os alunos que apresentarem algum fator de risco nesses exames serão selecionados para um grupo específico de treinamento no PROATIVA. Esse treinamento será realizado três vezes por semana na pista do Colégio Estadual de Paranavaí no período da tarde (Horário a ser divulgado) com monitoramento diário das intensidades de treino por meio do monitoramento cardíaco. Além disso, os alunos serão reavaliados periodicamente para verificação controle dos fatores de risco previamente avaliados.

 

Os critérios para participação nos treinamento do PROATVA são:

1- Estar matriculado em alguma escola da cidade (pública ou privada)

2- Ter idade entre 10 à 18 anos

3- Apresentar autorização dos pais ou responsável para participação no Programa

4- Apresentar liberação assinada por um médico para prática de atividade

 

Maiores informações.

044- 9934-7164

Email: flaviorg88@gmail.com

Professor Ms. Flávio Ricardo Guilherme